Posted in

Ex-vice-prefeita e vereadora acusadas de matar prefeito de João Dias no RN são presas no Paraguai

Damária (blusa Branca) e Leidiane (blusa azul)

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, nesta quinta-feira (21), em território paraguaio, a ex-vice-prefeita de João Dias, Damária Jácome de Oliveira, seu marido e a irmã, a vereadora Leidiane Jácome de Oliveira. Os três eram considerados foragidos e são acusados de envolvimento no duplo assassinato do prefeito Francisco Damião de Oliveira, o Marcelo, e do pai dele, Sadi Alves de Oliveira, ocorrido em 27 de agosto de 2024.

A operação contou com apoio de autoridades internacionais e cumpriu mandados expedidos pela Justiça potiguar. De acordo com o Ministério Público do RN (MPRN), Damária e Leidiane são apontadas como mentoras intelectuais do crime, motivado por disputa política no município.

O crime

Marcelo Oliveira, que buscava a reeleição, foi morto a tiros enquanto participava de atividades de campanha em 2024. Pouco antes, seu pai, Sadi Oliveira, também havia sido executado. A investigação revelou que, além do prefeito e do pai, o grupo criminoso também teria planejado matar a viúva dele, Maria de Fátima Mesquita da Silva, conhecida como Fatinha de Marcelo, que assumiu a candidatura após a morte do marido, venceu a eleição e atualmente é prefeita de João Dias.

Segundo a Polícia, a motivação teria sido o crescimento de Marcelo nas pesquisas eleitorais, que indicavam vitória esmagadora contra Damária Jácome, sua ex-vice-prefeita e então adversária política.

O inquérito aponta que o crime foi executado por um grupo organizado, com divisão clara de funções entre mandantes, articuladores, executores e apoiadores logísticos. A maior parte dos envolvidos já foi presa e deverá ser levada a julgamento no Tribunal do Júri em Mossoró até o fim deste ano.

Denunciados pelo duplo assassinato

  1. Damária Jácome de Oliveira – ex-vice-prefeita, apontada como mentora intelectual.
  2. Leidiane Jácome de Oliveira – vereadora, irmã de Damária, também apontada como mentora intelectual.
  3. Olanir Gama da Silva – articulador do grupo.
  4. Marcelo Alves da Silva (Pastor) – acusado de participação direta.
  5. Francisco Emerson Lopes da Silva – executor.
  6. Jadson Rodrigues Rolemberg – executor.
  7. Heliton Leandro Barbosa da Silva – executor.
  8. Rubens Gama da Silva – apoio logístico.
  9. Thomas Vitor Soares Pereira Tomaz – apoio logístico.
  10. Weverton Claudino Batista – apoio logístico e financeiro.
  11. Everton Renan Fernandes Dantas – apoio logístico e financeiro.
  12. Carlos André Claudino – apoio logístico e financeiro.
  13. Gildivan Junior da Costa – executor.
  14. Josenilson Martins da Silva – suspeito, encontrado morto em outubro de 2024.

Próximos passos

O secretário de Segurança Pública do RN, coronel Francisco Araújo, confirmou as prisões e informou que uma coletiva de imprensa será realizada nesta sexta-feira (22), na sede da pasta, em Natal, para detalhar a operação.

Com a captura em território paraguaio, a expectativa é que Damária e Leidiane sejam extraditadas para o Brasil e respondam pelos crimes na Justiça potiguar.

Um vídeo mostra o momento em que Damária Jácome, ex-vice-prefeita de João Dias, sua irmã e outro comparsa são conduzidos para a delegacia de Foz do Iguaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *