Posted in

Conafer, investigada na “Farra do INSS”, fecha as portas em Brasília; ex-assessor de Hugo Motta exerceu cargo na entidade

A Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), investigada pela Polícia Federal no escândalo da chamada “Farra do INSS”, encerrou suas atividades e fechou as portas em Brasília. A entidade é acusada de realizar descontos ilegais em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com reportagem do g1, a sede da Conafer, localizada no centro da capital federal, está fechada mesmo em horário comercial, embora ainda mantenha os letreiros no prédio. Situação semelhante foi registrada em outras organizações investigadas, como a Universo Associação de Aposentados e Pensionistas dos Regimes Geral da Previdência Social (AAPPS Universo), em Aracaju (SE), e a Associação de Aposentados e Pensionistas Nacional (Aapen), em Fortaleza (CE), que também encerraram as atividades após a repercussão do caso.

Um dos nomes ligados à Conafer é o ex-candidato a prefeito de Marizópolis, Jerônimo Arlindo da Silva Júnior, conhecido como Júnior do Peixe. Ele trabalhou no gabinete do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) entre outubro de 2020 e março de 2021 e, paralelamente, ocupou cargo de direção na Conafer. Atualmente Hugo exerce o cargo de Presidente da Cãmara do Deputados.

Mesmo em meio às denúncias envolvendo a entidade, Júnior do Peixe voltou recentemente ao cenário político-administrativo. No último dia 8, ele foi nomeado assessor na Secretaria de Agropecuária e Pesca do governo da Paraíba, em cargo comissionado indicado por Hugo Motta.

O caso segue sob investigação da Polícia Federal, que apura a responsabilidade das entidades e de seus dirigentes nos descontos indevidos realizados em benefícios previdenciários de milhares de aposentados e pensionistas em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *